🎯 Inteligência Artificial e Pricing: como a IA está moldando a nova era da precificação no varejo
Como a inteligência artificial se tornou uma ferrramenta valiosa e útil atualmente, principalmente na hora de precificar.
Como a inteligência artificial se tornou uma ferrramenta valiosa e útil atualmente, principalmente na hora de precificar.
Conheça como a precificação inteligente funciona, suas melhores práticas competitivas e a necessidade das empresas aplicarem os serviços.
A área de pricing é uma das mais relevantes de toda e qualquer empresa, afinal, a forma de estabelecer os preços de produtos e serviços para o cliente final influencia diretamente no sucesso e rentabilidade da organização. A responsabilidade de ter um setor de pricing estratégico é de receber elementos e informações de diversas áreas para estabelecer preços e gerar valor.
Aumentar margem de lucro é um desafio diário para o setor varejista, visto que o cenário econômico do Brasil reflete diretamente no preço final dos produtos. Segundo o portal Varejo em Ação, as empresas tendem a trabalhar com 35% a 40% das vendas em ofertas, o que torna o cenário bastante arriscado.
Se você está procurando um aliado para fazer sua indústria ser mais rentável, pode encontrar no pricing a solução que deseja. Sua importância para a indústria de bens de consumo está demonstrada na pesquisa realizada pela McKinsey, que apontou que empresas que fazem precificação de maneira inteligente conseguem aumentar suas margens em até 9%.
Algumas pesquisas apontam que a metodologia de markup é a base para definição de preços em aproximadamente 70% das empresas do mundo.
A indústria de bens de consumo no mundo inteiro vem passando por constantes mudanças, está crescendo, se diversificando e, principalmente, se tornando cada vez mais competitiva.
A imagem de preços pode ser definida como a percepção do consumidor sobre o quanto um produto vale. Quando avaliamos um produto, damos importância a vários fatores, como a qualidade, o preço e a marca.
A Inteligência de Pricing ganhou força nos últimos anos, especialmente no mundo dos negócios.
Uma boa estratégia de pricing pode fazer uma grande diferença, garantindo mais competitividade e sucesso para um supermercadista.