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Tendências para a indústria de bens de consumo em 2023

O ano de 2022 foi extremamente desafiador para a indústria de bens de consumo. Neste período diversos setores tiveram crescimento, se recuperando da pandemia.
Tendências para a indústria de bens de consumo em 2023

O ano de 2022 foi extremamente desafiador para a indústria de bens de consumo. Neste período diversos setores tiveram crescimento, se recuperando da pandemia.

Porém, assim como aconteceu com a economia como um todo, este crescimento não foi constante nem consistente, com alguns segmentos crescendo em um mês, recuando no outro.

No entanto, tiveram empresas que souberam “jogar com as cartas que tinham” e conseguiram terminar o ano com bons resultados.

Geralmente, estas empresas contam com gestores que souberam entender as tendências e se preparar para retirar o máximo proveito das oportunidades.

Por isso, nesse guia, apresentamos a você tendências para a indústria de bens de consumo em 2023, com o intuito de que seja possível se preparar e aumentar a rentabilidade nesse setor.

Automação industrial e de processos

A cada ano que passa a automação industrial e de processos se torna mais importante para a indústria de bens de consumo.

Não há como imaginar a produção industrial sem o auxílio da automação para garantir escalabilidade, segurança, produtividade, qualidade e fidelidade na reprodução em larga escala.

Há também a automação processual, que visa a otimização da rotina do gestor e de toda a equipe de colaboradores, fazendo com que tudo flua mais naturalmente.

Avalie em sua indústria quais tarefas e equipamentos podem ser substituídos por automações. Este será um ponto importante para o sucesso da sua indústria em 2023.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência recorrente nos últimos anos. Uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Instituto FSB aponta que 9 em cada 10 médias e grandes indústrias realizam pelo menos um tipo de ação de sustentabilidade.

Isso serve não apenas para cumprir regulamentações e exigências legais, como também para melhorar a reputação junto a consumidores e a sociedade.

A pandemia de Covid 19 teve forte influência sobre isso, fazendo com que os clientes descobrissem marcas locais e menos conhecidas.

Os consumidores passaram a preferir marcas com compromisso com as comunidades onde estão inseridas, com consciência ambiental, comprometidas com o bem-estar dos seus clientes e, claro, da sociedade em geral.

Tecnologias para vendas online

Uma pesquisa da McKinsey afirma que, por conta da pandemia, quando formos forçados a fazer praticamente tudo online, os consumidores avançaram uma década à frente.

A próxima década, portanto, garantirá que essa transição seja concluída e as empresas de bens de consumo sigam a tendência, se tornem digitais e estendam ótimas experiências de consumo.

Por isso, é cada vez mais importante que as indústrias tenham plataformas robustas, não apenas o velho site institucional.

Estas plataformas devem ter a capacidade de vender, proporcionar contato direto entre a marca e seu público, captar dados de compra, de comportamento e do mercado.

Preste atenção nestas siglas: TI, IA e IOT

TI: Tecnologia da Informação. IA: Inteligência Artificial. IOT: Internet of Things (internet das coisas).

Estas três siglas serão tendência para a indústria de bens de consumo em 2023 e nos anos seguintes.

Investir em Tecnologia da Informação se tornou imprescindível, visto que o mercado está repleto de plataformas online e, a cada dia que passa, temos mais e mais dados e informações sendo compartilhadas.

Há também máquinas e sistemas conectados online ao longo da cadeia produtiva, atuando no monitoramento de produção e na coleta de informações. Chamamos isto de IOT aplicada à indústria (também conhecida como IIOT – Industrial Internet of Things).

Além disso, inteligências artificiais estão presentes em diversas aplicações em nossa vida. Desde nossos celulares, até os softwares de tecnologia de pricing essenciais para a indústria de bens de consumo.

Aliás, a tecnologia em pricing terá papel importante para facilitar a coleta de dados, organização de informações, visualização de métricas e definição de ações para a indústria de bens de consumo nos próximos anos.

Um sistema de precificação de alta qualidade, dotado com inteligência artificial, por exemplo, vai ajudar a empresa a tomar decisões mais estratégicas e racionais, apoiando os gestores.

Tudo isso é extremamente difícil quando a gestão é realizada de forma manual através de planilhas.

Por isso, se você quer aumentar a rentabilidade da sua indústria, é importante ficar de olho nas tendências elencadas aqui e, principalmente, iniciar agora mesmo o uso da inteligência artificial através de um software de pricing, como o Prixsia, desenvolvido pela Pricemet.

A Pricemet tem Know-how de mais de 28 anos no mercado, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisas de mercado, transformando dados em inteligência comercial.

Além disso, o Prixsia, nosso sistema de precificação especializado em Pricing com Inteligência Artificial desenvolvido para Indústria, consegue integrar diversos ERPs  e fontes de pesquisa, por meio de APIs  e outras conexões, usando algoritmos para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto.

O Prixsia conta ainda com tecnologia na nuvem com rápido processamento, dashboard com UI/UX limpas e agradáveis, segurança de dados com criptografia de ponta, além de ser escalável, pensado para crescer como uma plataforma completa de pricing, promoções e negociações.

Fale com nossos especialistas, conheça o Prixsia, e saia na frente de todos em 2023

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