Estar atualizado com os novos comportamentos de compra é um desafio constante, onde sem dúvida, as ações no Ponto de Venda (PDV) são fundamentais. Por esse motivo, a gestão de preços pensando no PDV é de extrema importância para atender as expectativas do cliente em cada loja.
Neste artigo, separamos algumas dicas importantes para melhorar a precificação do seu negócio com foco no PDV e como aplicá-las de forma assertiva. Continue a leitura!
Complexidades nos canais de vendas e PDVs
Um dos principais desafios das empresas é determinar a elasticidade de preço dos produtos considerando também o fator concorrência, conseguir entender o comportamento de consumo por PDV e estabelecer o posicionamento de preço do produto no mercado em suas diferentes lojas, regiões e canais de vendas.
A área de Inteligência de Mercado, por sua vez, busca compreender o comportamento do consumidor e segmentar o máximo possível para que as decisões da empresa sejam assertivas. Somente a partir desse entendimento, é que o desafio se torna elaborar uma política comercial que organize os preços de venda para as diversas regiões e canais atendidos pela empresa (Channel Pricing), começam a ficar mais fáceis.
O objetivo desse tipo de estudo é de assegurar que os preços se mantenham dentro dos parâmetros estabelecidos pela estratégia comercial para cada categoria de produtos e marcas, alinhados à estratégia de marketing da empresa.
A complexidade do sistema tributário no Brasil é um fator complicador, considerando seus diversos regimes (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real), junto com inúmeras regras, exceções e liminares aplicadas para empresas, o que demanda um esforço para que a Indústria precifique corretamente e consequentemente o varejo seja assertivo para o consumidor de suas lojas.
Abaixo, compartilhamos algumas dicas práticas e testadas de pricing para aprimorar a precificação do seu negócio, aplicar no ponto de venda e deixar a sua estratégia mais assertiva e com melhores resultados:
Conheça o seu mercado
Antes de definir sua estratégia de pricing nos PDVs, é importante compreender seu público-alvo e sua concorrência. Realize pesquisas com consumidores e sobre a concorrência para ter um bom diagnóstico de mercado. Essas informações te ajudarão a fundamentar suas decisões de precificação nos pontos de vendas, tanto físicos como online.
Defina seus objetivos
Estabeleça metas financeiras e comerciais claras e transparentes. Ter objetivos bem definidos orientará sua estratégia de preços e auxiliará a sua equipe na tomada de decisões.
Considere a elasticidade dos preços
Avalie a sensibilidade dos clientes às mudanças nos preços, conhecida como elasticidade do preço, seja em datas sazonais ou específicas. Seu produto ou serviço é muito sensível à variação de preços? Seus clientes estão dispostos a pagar um preço mais alto por ele? Compreender esse cenário ajudará a determinar a melhor abordagem de precificação.
Segmentação de preços
Se o seu mercado é diversificado, é importante considerar a segmentação de preços. Ofereça diferentes níveis de produtos ou serviços com preços variados para atender às necessidades e preferências de diferentes grupos de clientes ou lojas. Uma abordagem personalizada pode aumentar a satisfação do consumidor e impulsionar as vendas nos PDVs de diferentes grupos de pessoas.
Saiba como a concorrência atua no mercado
Analise cuidadosamente os preços dos concorrentes diretos e indiretos. Compare características, qualidade e valor percebido para identificar a posição da sua oferta no mercado e obter insights que podem ajudar a definir uma estratégia de preços competitiva diante dos seus concorrentes nos PDVs.
Analise os resultados da estratégia
Uma estratégia de pricing eficaz exige o monitoramento constante e análise dos resultados. Meça a aceitação dos preços pelos clientes, acompanhe as vendas e avalie o impacto na receita e na rentabilidade e faça ajustes caso achar necessário para otimizar continuamente sua estratégia. Uma dica para otimizar esse trabalho é contar com um software de pricing completo e de metodologia única, como o Prixsia da Pricemet.
Use a tecnologia a seu favor
Continuando a falar sobre os softwares de pricing, aproveite essas ferramentas de análise de dados e gestão de preços para auxiliar na definição e acompanhamento da estratégia de precificação. O Prixsia pode fornecer insights valiosos sobre a concorrência, comportamento do cliente e otimização de preços, tornando sua estratégia de pricing mais eficiente e fundamentada.
Conheça o Prixsia
O Prixsia é uma ferramenta importante para estratégias de precificação nos PDVs devido à sua capacidade de automatizar e otimizar o processo de pricing. A ferramenta é uma plataforma inteligente que processa inúmeras variáveis para garantir integridade na formação de preços e descontos, oferecendo análises avançadas, que consideram todos os fatores decisivos para uma gestão de pricing assertiva, como elasticidade de preços, custos, concorrência e metas importantes.
Além disso, este software de pricing da Pricemet proporciona agilidade na adaptação a mudanças de mercado, auxilia na gestão de informações complexas e facilita a implementação de estratégias de pricing mais eficientes, contribuindo para a maximização da receita e a manutenção da competitividade no mercado.
Pensando nas indústrias, nossos parceiros têm nos desafiado a desenvolver soluções de Revenue Management que se integrem facilmente aos seus sistemas ERP, permitam o monitoramento de preços no mercado em sincronia com os principais provedores de informação, que possam ser acessadas e interpretadas por toda a equipe de pricing e comercial e acomodam toda a complexidade tributária do país, assim como os acordos contratuais que influenciam a precificação no varejo. Ao identificar diferenças e rupturas, nosso software contribui para organizar ações corretivas dentro dos limites de rentabilidade e equidade dos canais.
O Prixsia não se limita apenas à gestão diária de preços, mas também permite o planejamento da receita líquida para diversos cenários de atuação e planos de negócio.
Com isso, a Pricemet se torna uma escolha vantajosa e uma estratégia essencial para o crescimento e a sustentabilidade nos negócios para quem busca profissionalizar o trabalho de Pricing. Acesse o site da Pricemet para conhecer os serviços que potencializam a maneira que as empresas atuam com Pricing.