Algumas pesquisas apontam que a metodologia de markup é a base para definição de preços em aproximadamente 70% das empresas do mundo.
Boa parte delas, inclusive, utiliza planilhas e outros métodos manuais para realizar a precificação.
Se esse número é tão grande, significa que devemos seguir a maioria?
Com certeza, não!
As empresas ainda têm dificuldade de sair desse modelo tradicional e ultrapassado, talvez por comodidade, talvez por desconhecimento das novas tecnologias e possibilidades.
O fato é que, hoje, empresas que desejam se manter na liderança do mercado precisam contar com o Machine Learning e a Inteligência Artificial, alinhadas à inteligência de pricing para indústria.
Mas afinal, o que é Machine Learning?
É importante entender que nesse universo, primeiro consideramos a Inteligência Artificial (IA), um conjunto de máquinas ou sistemas que busca imitar o comportamento humano com foco na tomada de decisões, comportamentos e etc.
Já o Machine Learning (ML), ou aprendizado de máquina, é uma vertente da inteligência artificial que utiliza algoritmos para aprender com a Big Data da sua empresa, analisando, interpretando dados, prevendo tendências e resultados.
Todo processo de decisão do Machine Learning, é baseado no comportamento dos dados, que podem ser melhorados conforme o acúmulo de informações, sem intervenção humana.
Quais os benefícios do machine learning para indústria?
O Machine Learning está transformando a indústria, dando a possibilidade de operar o setor de forma mais eficiente, com maior qualidade, agilidade e adaptabilidade. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar benefícios ainda maiores para a indústria, impulsionando a inovação e a competitividade.
Essa tecnologia, possibilita à indústria gerenciar com mais eficiência toda cadeia de suprimentos, manutenção, controle de qualidade, estoque, segurança e tomada de decisões, como, por exemplo, na inteligência de pricing.
Além disso, Machine Learning ajuda as empresas a adaptar-se às necessidades do mercado com antecedência, porque um dos grandes diferenciais dos algoritmos é o aprendizado iterativo. Isso possibilita um aprendizado contínuo: sempre que recebem novos dados, são capazes de se adaptar de forma automática e independente na busca por resultados cada vez mais otimizados.
Como o machine learning está sendo aplicado na indústria
O Machine Learning na indústria pode atuar diretamente no aumento da eficiência das cadeias de suprimentos, na personalização da produção, no momento de oferecer estimativas bastante precisas para cada fase do processo produtivo e na estratégia de precificação dos produtos.
Mas é importante destacar que o processo de precificação para indústria deve considerar outros fatores como: custos de produção, concorrência de mercado, elasticidade da demanda e posicionamento estratégico da empresa. O aprendizado de máquina deve levar em consideração para precificação na Indústria:
- Agilidade na Análise de Dados: na indústria, o machine learning permite a possibilidade de analisar dados de custos, histórico de vendas, comportamento do cliente e fatores de mercado para determinar os preços ideais.
- Previsões de Demanda: a tecnologia do Machine Learning é crucial para evitar excessos de estoque ou escassez, permitindo que a produção seja ajustada de acordo.
- Preços Personalizados: o Machine Learning permite a personalizar os preços com base em dados específicos do cliente, histórico de compras e comportamento de navegação.
- Acompanhar as Tendências de Mercado: ao realizar análises do histórico de dados de mercado, com o Machine Learning pode identificar tendências emergentes e alterações nas preferências dos consumidores.
Machine Learning aplicado ao Pricing para Indústria
O papel do pricing para indústria vai muito além de estabelecer os preços para os produtos. A metodologia do pricing para indústria considera uma série de fatores que vai desde da inclusão dos custos de produção, concorrência de mercado, elasticidade da demanda até o posicionamento estratégico da empresa.
Na jornada de Pricing em relação Machine Learning, é necessário ter em mente quais os objetivos desejam ser alcançados, ou seja, quais critérios devem ser levados em consideração para afetar a decisão dos preços e qual o direcionamento de rentabilidade é desejado.
Existem diversas possibilidades de critérios e são diferentes para cada indústria, por isso o setor precisa do apoio de uma empresa especializada em pricing para que possa direcionar suas ações de forma assertiva.
Uma boa estratégia de pricing precisa:
- Estar integrada com diversas áreas da empresa, baseada nas políticas comerciais e objetivos da organização (definidos pela diretoria).
- Precisa estar baseada no estudo de tributações e custos do setor financeiro.
- Precisa levar em consideração a análise da concorrência, dados do setor e tendências pesquisadas pelo time de inteligência de mercado.
- Precisa coletar o feedback do time de vendas, que pode mostrar a opinião dos clientes sobre preços praticados, ações promocionais e descontos.
- E, por fim, é essencial que o setor de pricing tenha em mãos estas informações para fazer simulações dos cenários e definir o melhor preço para cada produto ou serviço. O poder do Machine Learning e Inteligência Artificial para o pricing na indústria
Visto que as informações necessárias para uma boa estratégia de precificação estão descentralizadas, o uso exclusivo de planilhas e métodos manuais se torna um empecilho.
O tempo de reação é demorado e torna inviável a avaliação de todos os dados disponíveis e das oportunidades no nível de cada SKU do mix de produtos.
A Inteligência Artificial e o Machine Learning surgem, então, como solução capaz de simular cenários, prever vendas e demanda, calcular elasticidade de preços, sensibilidade do produto, dentre outras variáveis.
Assim, é possível otimizar os preços praticados, definindo-os conforme os inputs estratégicos da empresa. Isso é possível tanto para produtos individuais, quanto para categorias.
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O PRIXSIA, software de Inteligência Artificial e Machine Learning da Pricemet, é capaz de revolucionar o setor de precificação da sua indústria. Isso porque consegue integrar diversos ERPs e fontes de pesquisa, por meio de APIs e outras conexões, e usa algoritmos para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto.
O software de pricing da Pricemet, PRIXSIA possibilita otimizar as margens de lucro, pois utiliza algoritmos de Machine Learning levando em conta fatores como flexibilidade de demanda, custos de produção e estratégias competitivas.
Além disso, o PRIXSIA realiza recomendações dinâmicas de preços em tempo real com objetivo de maximizar os lucros e a competitividade da indústria.
O PRIXSIA também conta com tecnologia na nuvem com rápido processamento, dashboard com UI/UX limpas e agradáveis, segurança de dados com criptografia de ponta. Outro ponto importante e vantajoso é promover a escalabilidade, por ser uma plataforma completa de pricing, promoções e negociações que utiliza a tecnologia do Machine Learning para se ajustar automaticamente às mudanças no mercado e no comportamento do cliente.
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