269 views

Machine Learning aplicado ao Pricing para Indústria

Algumas pesquisas apontam que a metodologia de markup é a base para definição de preços em aproximadamente 70% das empresas do mundo.
Descubra o poder do Machine Learning aplicado ao Pricing para Indústria

Algumas pesquisas apontam que a metodologia de markup é a base para definição de preços em aproximadamente 70% das empresas do mundo.

Boa parte delas, inclusive, utiliza planilhas e outros métodos manuais para realizar a precificação.

Se esse número é tão grande, significa que devemos seguir a maioria?

Com certeza, não!

As empresas ainda têm dificuldade de sair desse modelo tradicional e ultrapassado, talvez por comodidade, talvez por desconhecimento das novas tecnologias e possibilidades.

O fato é que, hoje, empresas que desejam se manter na liderança do mercado precisam contar com o Machine Learning e a Inteligência Artificial, alinhadas à inteligência de pricing para indústria.

Mas afinal, o que é Machine Learning?

É importante entender que nesse universo, primeiro consideramos a Inteligência Artificial (IA), um conjunto de máquinas ou sistemas que busca imitar o comportamento humano com foco na tomada de decisões, comportamentos e etc. 

Já o Machine Learning (ML), ou aprendizado de máquina, é uma vertente da inteligência artificial que utiliza algoritmos para aprender com a Big Data da sua empresa, analisando, interpretando dados, prevendo tendências e resultados. 

Todo processo de decisão do Machine Learning, é baseado no comportamento dos dados, que podem ser melhorados conforme o acúmulo de informações, sem intervenção humana.

Quais os benefícios do machine learning para indústria?

O Machine Learning está transformando a indústria, dando a possibilidade de operar o setor de forma mais eficiente, com maior qualidade, agilidade e adaptabilidade. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar benefícios ainda maiores para a indústria, impulsionando a inovação e a competitividade. 

Essa tecnologia, possibilita à indústria gerenciar com mais eficiência toda cadeia de suprimentos, manutenção, controle de qualidade, estoque, segurança e tomada de decisões, como, por exemplo, na inteligência de pricing. 

Além disso, Machine Learning ajuda as empresas a adaptar-se às necessidades do mercado com antecedência, porque um dos grandes diferenciais dos algoritmos é o aprendizado iterativo. Isso possibilita um aprendizado contínuo: sempre que recebem novos dados, são capazes de se adaptar de forma automática e independente na busca por resultados cada vez mais otimizados.

Como o machine learning está sendo aplicado na indústria

O Machine Learning na indústria pode atuar diretamente no aumento da eficiência das cadeias de suprimentos, na personalização da produção, no momento de oferecer estimativas bastante precisas para cada fase do processo produtivo e na estratégia de precificação dos produtos.

Mas é importante destacar que o processo de precificação para indústria deve considerar outros fatores como: custos de produção, concorrência de mercado, elasticidade da demanda e posicionamento estratégico da empresa. O aprendizado de máquina deve levar em consideração para precificação na Indústria:

  • Agilidade na Análise de Dados: na indústria, o machine learning permite a possibilidade de analisar dados de custos, histórico de vendas, comportamento do cliente e fatores de mercado para determinar os preços ideais.
  • Previsões de Demanda: a tecnologia do Machine Learning é crucial para evitar excessos de estoque ou escassez, permitindo que a produção seja ajustada de acordo.
  • Preços Personalizados: o Machine Learning permite a personalizar os preços com base em dados específicos do cliente, histórico de compras e comportamento de navegação. 
  • Acompanhar as Tendências de Mercado: ao realizar análises do histórico de dados de mercado, com o Machine Learning pode identificar tendências emergentes e alterações nas preferências dos consumidores.

Machine Learning aplicado ao Pricing para Indústria

O papel do pricing para indústria vai muito além de estabelecer os preços para os produtos. A metodologia do pricing para indústria considera uma série de fatores que vai desde da inclusão dos custos de produção, concorrência de mercado, elasticidade da demanda até o posicionamento estratégico da empresa.

Na jornada de Pricing em relação Machine Learning, é necessário ter em mente quais os objetivos desejam ser alcançados, ou seja, quais critérios devem ser levados em consideração para afetar a decisão dos preços e qual o direcionamento de rentabilidade é desejado. 

Existem diversas possibilidades de critérios e são diferentes para cada indústria, por isso o setor precisa do apoio de uma empresa especializada em pricing para que possa direcionar suas ações de forma assertiva.

Uma boa estratégia de pricing precisa:

  • Estar integrada com diversas áreas da empresa, baseada nas políticas comerciais e objetivos da organização (definidos pela diretoria).
  • Precisa estar baseada no estudo de tributações e custos do setor financeiro.
  • Precisa levar em consideração a análise da concorrência, dados do setor e tendências pesquisadas pelo time de inteligência de mercado.
  • Precisa coletar o feedback do time de vendas, que pode mostrar a opinião dos clientes sobre preços praticados, ações promocionais e descontos.
  • E, por fim, é essencial que o setor de pricing tenha em mãos estas informações para fazer simulações dos cenários e definir o melhor preço para cada produto ou serviço.  O poder do Machine Learning e Inteligência Artificial para o pricing na indústria

Visto que as informações necessárias para uma boa estratégia de precificação estão descentralizadas, o uso exclusivo de planilhas e métodos manuais se torna um empecilho.

O tempo de reação é demorado e torna inviável a avaliação de todos os dados disponíveis e das oportunidades no nível de cada SKU do mix de produtos.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning surgem, então, como solução capaz de simular cenários, prever vendas e demanda, calcular elasticidade de preços, sensibilidade do produto, dentre outras variáveis.

Assim, é possível otimizar os preços praticados, definindo-os conforme os inputs estratégicos da empresa. Isso é possível tanto para produtos individuais, quanto para categorias.

Conte com a Inteligência Artificial e o Machine Learning do PRIXSIA!

O PRIXSIA, software de Inteligência Artificial e Machine Learning da Pricemet, é capaz de revolucionar o setor de precificação da sua indústria. Isso porque consegue integrar diversos ERPs e fontes de pesquisa, por meio de APIs e outras conexões, e usa algoritmos para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto.

O software de pricing da Pricemet, PRIXSIA possibilita otimizar as margens de lucro, pois utiliza algoritmos de Machine Learning levando em conta fatores como flexibilidade de demanda, custos de produção e estratégias competitivas.

Além disso, o PRIXSIA realiza recomendações dinâmicas de preços em tempo real com objetivo de maximizar os lucros e a competitividade da indústria. 

PRIXSIA também conta com tecnologia na nuvem com rápido processamento, dashboard com UI/UX limpas e agradáveis, segurança de dados com criptografia de ponta. Outro ponto importante e vantajoso é promover a escalabilidade, por ser uma plataforma completa de pricing, promoções e negociações que utiliza a tecnologia do Machine Learning para se ajustar automaticamente às mudanças no mercado e no comportamento do cliente.

Fale com nossos especialistas e vamos juntos traçar a melhor estratégia de pricing para sua indústria e garantir competitividade e lucratividade!

Populares

Área de Pricing: Como ter um setor estratégico

5 meses atrás

354 views

Indústria: O que é e qual a importância do Pricing e Revenue Management

1 ano atrás

291 views

Estratégia de precificação: Como reduzir os produtos sem giro?

6 meses atrás

286 views

Varejo: Como repassar o aumento de custos sem perder clientes

1 ano atrás

284 views

O que é Trade Marketing, e como aplicá-lo em sua empresa | Pricemet

1 ano atrás

282 views

Como uma estratégia de preço pode aumentar a margem de lucro

6 meses atrás

275 views

Tendências para a indústria de bens de consumo em 2023

1 ano atrás

275 views

Machine Learning aplicado ao Pricing para Indústria

10 meses atrás

269 views

Por que contratar uma empresa de pesquisa de preços? | Pricemet

1 ano atrás

268 views

Inteligência de pricing: Como ela pode impulsionar o sucesso do seu negócio?

11 meses atrás

264 views
Por
em
Marcadores:
Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Precificação inteligente: Por que aplicar na indústria?

Conheça como a precificação inteligente funciona, suas melhores práticas competitivas e a necessidade das empresas…

Quando utilizar um software de pricing estratégico?

Adotar um software de pricing estratégico é eficaz porque os valores de venda deixam de…

Apps e sites de pesquisa de preços que todo varejista precisa conhecer

Os serviços e sistemas de pesquisa de preços não são somente ferramentas, mas também aliados…
Soluções para varejo e indústria
Software de pricing
O PRIXSIA é uma plataforma inteligência de pricing desenvolvida pela Pricemet para revolucionar o processo de precificação e promoções do varejo e da indústria.
Pesquisa de Preços On-line
Saia na frente com monitoramento e pesquisa de preços no e-commerce.
Pesquisa de Preços Off-line
Aumente sua rentabilidade com decisões baseadas em dados de pesquisa.
Trade Marketing
Garanta a qualidade da execução de suas estratégias com as soluções da Pricemet.
Capacitação e Consultoria de Precificação
Capacite sua equipe de pricing com o know-how e a metodologia dos grandes players do Brasil.