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Bens de consumo: Como a tecnologia de pricing pode aumentar a rentabilidade nesse setor?

Aumentar a rentabilidade do setor de bens de consumo é um desafio e tanto. Afinal, hoje em dia o mercado está globalizado e não estamos disputando apenas com o nosso vizinho. 
Bens de consumo: Como a tecnologia de pricing pode aumentar a rentabilidade nesse setor?

Aumentar a rentabilidade do setor de bens de consumo é um desafio e tanto. Afinal, hoje em dia o mercado está globalizado e não estamos disputando apenas com o nosso vizinho. 

Com a internet e a facilidade de realizar compras pela internet, o cliente que está do nosso lado pode estar comprando do concorrente na China. 

Por isso, utilizar tecnologia e inteligência para estratégias de pricing é essencial. Um preço de venda bem elaborado pode não apenas tornar a oferta mais atrativa para o cliente, como também trazer mais rentabilidade para o negócio. 

Porém, ainda existem gestores que pautam as decisões apenas em planilhas de precificação, alimentadas de maneira manual, tornando o processo lento e arriscado. 

A seguir, vamos abordar um exemplo prático de como a rentabilidade da indústria e também a tecnologia, tem papel fundamental para garantir a assertividade na gestão de preços. 

Como ter uma precificação eficiente?

Para que sua estratégia de pricing no setor de bens de consumo seja assertiva, antes de pensar em tecnologia, é preciso pensar no objetivo que esta estratégia pretende alcançar. 

A seguir, listamos os principais objetivos que você pode pautar sua estratégia de precificação.

Maximizar lucros

Qualquer empresa precisa gerar lucros para ser sustentável. Para isso, é necessário que os preços sejam adequadamente estabelecidos para cobrir os custos e atingir as margens objetivas. 

Os lucros serão maximizados quando os preços estão acima dos custos de produção e com margens adequadas.  

É importante lembrar que os preços também impactam na demanda. Se os preços estiverem acima do mercado, principalmente em produtos elásticos, isso irá impactar nas vendas. 

Do outro lado, entrar em guerra de preços sem um posicionamento bem definido, certamente irá comprometer os resultados do negócio. 

É importante ter em mente que é necessário balancear os objetivos de lucro com os objetivos de demanda.

Gerar demanda

Algumas empresas optam por estabelecer seus preços de forma a maximizar a demanda. Eles acreditam que se os preços forem baixos, mais consumidores comprarão seus produtos. 

Embora isso seja verdade em alguns casos, preços mais baixos nem sempre resultam em mais vendas e podem levar à redução nas margens. 

Isso faz com quem a empresa corra o risco de não ser capaz de cobrir seus custos de aquisição ou produção.

Diferenciar produtos e negócios

Outas empresas preferem estabelecer seus preços de forma a diferenciar seus produtos dos concorrentes. Eles acreditam que os consumidores estarão dispostos a pagar mais por produtos que ofereçam um valor agregado maior.  

No entanto, é importante ter em mente que preços altos podem afastar os consumidores, principalmente em um momento em que a economia está frágil e se a empresa não conseguiu agregar valor a marca, fazendo com que o consumidor pague mais caro pelo seu produto. 

Além disso, é necessário ter cuidado para que os preços altos não sejam interpretados como uma tentativa de enganar os consumidores. 

Combater a concorrência

Os preços também podem ser estabelecidos para combater a concorrência. Algumas empresas acreditam que se os preços forem iguais ou mais baixos que dos concorrentes, os consumidores comprarão seus produtos.  

Mas, baixar preços analisando apenas o fator concorrência é um erro, pois embora seja muito importante pesquisar a concorrência, antes disso, é importante definir a estratégia da categoria e quais produtos são sensíveis a preços, baseado no conceito de elasticidade. 

Do outro lado, se os preços forem muito altos, a empresa corre o risco de perder clientes. 

Gerar imagem de preços 

A estratégia de algumas empresas é gerar percepção de bons preços perante o consumidor.  Essa estratégia é fundamental, mas para atingir esse objetivo é necessária uma estratégia de pricing muito bem definida, executada e um acompanhamento dos principais indicadores de pricing. 

Assim como pesquisas de imagem de preços junto aos consumidores realizadas de forma periódica. 

Como a tecnologia pode facilitar as estratégias de pricing?

Definidos os objetivos a serem alcançados, se faz necessário o suporte da tecnologia para garantir maior rentabilidade. 

A tecnologia em pricing terá papel importante para facilitar a coleta de dados, organização de informações, visualização de métricas e definição de ações. 

Um sistema de precificação de alta qualidade, por exemplo, vai ajudar a empresa a tomar decisões mais estratégicas, racionais, apoiando os gestores. 

Outro exemplo, é usar tecnologia para acompanhar as estratégias de trade marketing no ponto-de-venda, pois desta forma, o gestor terá informações estruturadas sobre preços, sortimento, rupturas, espaços, pontos extras, material de merchandising, etc. 

Ao receber informações e conseguir analisar esses dados de forma estruturada, será possível atuar de forma mais efetiva no ponto-de-venda. 

Tudo isso é extremamente difícil quando a gestão é realizada de forma manual através de planilhas.  

O melhor aliado para aumentar a rentabilidade do setor de bens de consumo

Se você entende que a tecnologia é a melhor forma de garantir uma estratégia de pricing eficiente, pode contar com as soluções desenvolvidas pela Pricemet para aumentar a sua rentabilidade. 

A Pricemet tem Know-how de mais de 28 anos, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisas de mercado, transformando dados em inteligência comercial. 

Além disso, temos o Prixsia, um sistema de precificação especializado em Pricing com Inteligência Artificial desenvolvido para Indústria, que consegue integrar diversos ERPs  e fontes de pesquisa, por meio de APIs  e outras conexões, e usa algoritmos para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto. 

Além disso, o Prixsia também conta com tecnologia na nuvem com rápido processamento, dashboard com UI/UX limpas e agradáveis, segurança de dados com criptografia de ponta, além de ser escalável, pensado para crescer como uma plataforma completa de pricing, promoções e negociações. 

Fale com nossos especialistas, conheça o Prixsia e dê adeus aos papéis e planilhas. 

Vamos juntos traçar a melhor estratégia de pricing para seu negócio e garantir competitividade e a rentabilidade que sua empresa merece! 

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