O pricing é uma estratégia que auxilia em um conjunto de informações com o objetivo de aproximar o preço dos produtos e serviços às expectativas do seu público-alvo. Adotar um software de pricing estratégico é eficaz porque os valores de venda deixam de ser definidos intuitivamente e passam a ser construídos com base em variáveis como fatores econômicos, consumidor, concorrência, custos de produção, custos e despesas em geral, posicionamento da marca, região de atuação etc.
As variáveis são bem diferentes de antigamente, quando bastava saber o custo de produção ou aquisição para calcular o preço de venda. Analisando com profundidade, precificar de maneira adequada atualmente é muito mais complexo do que no passado, pois um software de pricing estratégico e os meios digitais possibilitam mudanças rápidas de valores para atenderem a uma determinada demanda, data específica ou simples promoções.
Para entender melhor a importância de um software de pricing e o que gera a necessidade de implementá-lo em sua empresa para ajudar a vender de forma otimizada, continue a leitura!
O que é um software de pricing estratégico?
Um software de pricing é uma ferramenta que auxilia as empresas na definição de preços para seus produtos ou serviços. Essa categoria de software é projetada para ajudar as organizações a analisar dados relevantes, considerar diversos fatores e tomar decisões informadas sobre como precificar seus produtos ou serviços de maneira eficaz.
A ferramenta incorpora funcionalidades como análise de concorrência, avaliação de custos, demanda do mercado, estratégias de posicionamento e considerações financeiras para ajudar as empresas a estabelecer preços que sejam competitivos, ao mesmo tempo em que garantem uma margem de lucro adequada ao negócio.
Além disso, essas ferramentas podem oferecer recursos de otimização de preços em tempo real, permitindo ajustes dinâmicos com base em mudanças nas condições do mercado.
Por que adotar um software de pricing?
Com a transformação digital e o crescimento do consumo online aumentando exponencialmente, o setor varejista enfrenta novos desafios na gestão de pricing. A precificação convencional, que dependia de ajustes feitos por analistas, se tornou algo obsoleto e, para que as empresas garantissem preços mais competitivos, implementar tecnologias como a inteligência artificial e um software de pricing, se tornou algo indispensável.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela OasisLab, 87% das empresas do nosso país investem em iniciativas de transformação digital. Além disso, 87% desse grupo de respondentes percebe o aumento nas vendas como um dos principais benefícios dessa prática. 50% deles destacam a tecnologia como uma prioridade de investimento para qualquer empresa.
Quando o objetivo das empresas é potencializar o aumento nas vendas, investir em soluções para criar ofertas atraentes se torna uma prática fundamental. Com um software de pricing alimentado por inteligência artificial, como o Prixsia que falaremos mais abaixo, os analistas conseguem identificar e corrigir falhas nos preços com maior facilidade. Além disso, eles podem obter sugestões otimizadas de preços, alinhadas aos objetivos da empresa e do mercado, contribuindo para a melhoria do ROI e do faturamento em geral.
Quando eu sei que devo adotar um software de pricing?
Algumas empresas ainda estão na dúvida se vale a pena ou não adotar um software para aprimorar a precificação dos produtos, e acabam ficando para trás por medo de estarem investindo de forma incorreta ou não necessária. Assim, vamos compartilhar alguns motivos que fazem do software de pricing, especificamente o Prixsia da Pricemet, ser uma escolha indispensável para as empresas trabalharem a precificação de forma eficaz.
Alto nível de estoque
É comum no varejo lidar com um estoque gigante de produtos, muitas vezes na casa dos milhares, especialmente em grandes redes comerciais que possuem lojas em nível internacional. Com um grande nível de estoque e demandas, as empresas enfrentam um desafio praticamente insuperável ao tentar precificar e manter atualizados todos os produtos de maneira eficiente para garantir a lucratividade. Humanamente, essa tarefa se revela impossível. Por isso, muitas organizações optam por adotar a precificação por categorias. A validação de preços e descontos em nível de grupos simplifica consideravelmente o processo.
Porém, um sistema de pricing tem a capacidade de aprofundar a análise, atuando no nível individual do produto. A automação potencializa a capacidade de processamento de dados, permitindo a definição de preços de forma específica para cada SKU (unidade de manutenção de estoque) do estoque.
É importante lembrar que diversos fatores impactam os preços, sejam internos ou externos, e muitos deles são frequentemente negligenciados devido à falta de escalabilidade para análises detalhadas. Sem uma tecnologia avançada, a validação de todos os pontos necessários no nível do produto se torna extremamente desafiadora, resultando em diminuição da receita.
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Precificar de forma competitiva em meio a uma inflação elevada
Aqui, já identificamos um dos fatores que tornam desafiadora a adoção de uma precificação linear. O repasse de custos se destaca como um dos principais obstáculos no momento de estabelecer preços, uma vez que as despesas estão sujeitas a constantes variações. A inflação, nesse contexto, surge como a principal adversária para a saúde financeira no setor varejista.
No cenário atual, o Brasil enfrenta uma fase complexa em relação às taxas comerciais. Com a inflação em alta, as lojas procuram saber como garantir lucratividade diante do constante aumento nos custos. Elevar os preços de venda não é uma solução eficaz, pois os consumidores podem optar por deixar de adquirir os produtos e procurar alternativas na concorrência.
Mesmo quando as empresas lidam com demanda constante, independentemente do aumento nos preços, é importante trabalhar com preços estratégicos. Evitar descontos excessivos é essencial para não ocorrer perdas de receitas e evitar aumentos significativos é fundamental para não afastar os clientes.
A solução para esse dilema se encontra em um software de pricing com inteligência artificial. Essa ferramenta equipada com a tecnologia pode analisar dados do negócio e do mercado, determinando o preço ideal para cada produto ou serviço oferecido pelas empresas ao considerar fatores como custos e concorrência. Ter uma vantagem competitiva nos preços se torna a resposta para rentabilizar o negócio e manter os clientes em tempos de crise e inflação em alta.
Novo comportamento do consumidor
A transformação digital trouxe inúmeras vantagens para o varejo, porém, também modificou a maneira como os consumidores realizam suas compras. Segundo um levantamento realizado pela Ebit/Nilsen, as compras online totalizaram o valor de R$ 53,4 milhões apenas no primeiro semestre de 2021. Esse montante evidencia a consolidação do comércio eletrônico, especialmente após a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social.
Mas é fundamental observar que o ambiente digital facilita o acesso à pesquisa de preços. Plataformas de comparação indicam as lojas onde um produto pode ser encontrado mais barato, intensificando os desafios para as políticas de preços. Já o varejo físico precisa não apenas competir com o online, mas também compreender como fidelizar seus clientes.
Para atingir esse objetivo, é fundamental monitorar de perto o comportamento do consumidor e a movimentação dos concorrentes, identificando os produtos que são mais sensíveis a variações de preço, os que apresentam menor flutuação de preços entre os concorrentes, como obter margens vantajosas e onde é necessário implementar estratégias de ofertas.
Embora o perfil do público-alvo e o local de atuação possam fornecer insights valiosos, a precisão dos dados no sistema é uma estratégia fundamental, e essas questões são complexas e exigem uma análise aprofundada. Sendo assim, mais uma vez, um software de pricing estratégico surge como um grande aliado nesse processo. Seus algoritmos treinados são capazes de analisar vastas quantidades de dados, proporcionando resultados mais precisos e embasados.
Concorrência acirrada
Com o aumento da inflação, os consumidores perderam parte do poder de compra, sendo agora pessoas mais cautelosas antes de efetuar uma compra. Simultaneamente, as fusões entre empresas têm representado um desafio para empresários de menor porte, que enfrentam dificuldades em barganhar com a posição dominante dos líderes do setor, mas precisam encontrar maneiras de manter preços competitivos.
A rivalidade entre concorrentes e a adoção de preços baseados na concorrência são práticas comuns, mas se tornou uma estratégia não muito eficaz, especialmente se utilizada isoladamente. Desenvolver uma estratégia de pricing própria possibilita uma compreensão mais profunda do próprio negócio e contribui para o aumento das receitas.
O varejista deve tirar proveito de fatores diversificados e ajustar seus objetivos conforme as flutuações nas vendas de sua própria marca. A automação proporcionada por um software de pricing avançado auxilia na criação de um equilíbrio entre os preços praticados pela concorrência e as margens desejadas, levando em consideração variáveis personalizadas.
No olho da precificação com o Prixsia
Se você chegou até aqui, com certeza já está convencido da importância de implementar um software de precificação com inteligência artificial em seu negócio, não é mesmo? Então, conheça o Prixsia e otimize a gestão de preços da sua marca!
Ao comparar o Prixsia com outras soluções disponíveis no mercado, fica evidente a superioridade deste sistema da Pricemet e a significativa vantagem que se pode obter ao utilizar esse software de precificação em seu negócio. A ferramenta possui vários módulos que proporcionam informações abrangentes, possibilitando uma tomada de decisão mais precisa para o time de precificação de produtos e serviços. A ferramenta é totalmente na nuvem (Amazon AWS) e não exige instalação. Com isso, a sua empresa garante criptografia de todos os dados disponíveis e maior segurança nas operações.
O Prixsia possui diferentes módulos que trabalham em conjunto: O módulo Gestão de Preços incorpora a inteligência de pricing convertida em parâmetros que utilizará para recomendar o preço adequado para cada produto, de maneira clusterizada, e possibilita a previsão de resultados de vendas, margens e competitividade através de sua inteligência preditiva visível para o gestor de pricing.
O Módulo Analytics (B.I.) do Prixsia oferece visualizações abrangentes e pragmáticas de dados relacionados a pesquisas, elasticidade de itens, competitividade, sortimento, vendas, margens e mais, contribuindo para a gestão eficaz de pricing e operações comerciais.
O Módulo de Gestão de Promoções que acompanha a ferramenta possibilita a criação de eventos e campanhas promocionais assertivas, promovendo a integração entre as áreas da empresa e utilizando um módulo inteligente para a definição de produtos e preços.
Por último, mas tão importante quanto os outros, o Módulo Indústria, que oferece uma gestão inteligente e abrangente de tabelas de preços, descontos e incentivos, considerando região, canal e clientes. Além disso, ele conta com um workflow entre regionais e áreas participantes do processo, proporcionando visibilidade dos resultados antes das aprovações.
Como evidenciado, não faltam motivos para implementar uma política de precificação em sua empresa. Ao utilizar as ferramentas e tecnologias adequadas para monitoramento e precificação, seu negócio se tornará mais competitivo e rentável. O que acha de testar o Prixsia sem compromisso com nossos especialistas? Agende uma demonstração agora mesmo!