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5 exemplos de promoções de blackfriday para usar em sua estratégia de pricing

A Blackfriday já se tornou uma das datas mais esperadas pelo varejo brasileiro, por isso é muito importante aproveitar essa data para criação de promoções de Blackfriday.
5 exemplos de promoções de blackfriday para usar em sua estratégia de pricing

A Blackfriday já se tornou uma das datas mais esperadas pelo varejo brasileiro, por isso é muito importante aproveitar essa data para criação de promoções de Blackfriday.

Segundo a Neotrust, em 2021 a Blackfriday movimentou mais de R$ 5,4 bilhões, contando o período da quinta-feira às 0h até às 23h59 da sexta-feira. Isso representou um crescimento de 5,8% com relação ao ano anterior. 

Outro levantamento, realizado pelo site Reclame Aqui, indicou que o ticket médio das compras foi de R$ 612,00 em 2020 para R$ 654,06 em 2021, representando um aumento de 7,2%. 

A estimativa da ABComm é que, em 2022, o varejo fature pelo menos 3,5% a mais que ano passado, movimentando mais de R$ 6 bilhões. 

As categorias mais aquecidas este ano, segundo estimativas, serão: telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde. 

Sabendo disso, você pode começar a preparar seu comércio varejista para aproveitar o crescimento de vendas gerado na Blackfriday. 

A seguir, elencamos 5 exemplos bastante assertivos de promoções de blackfriday, a fim de conquistar mais clientes e aumentar seu faturamento.

Leve Mais, Pague Menos

Quem não gosta de levar mais, pagando menos? 

Na promoção L+P- o consumidor geralmente paga por um número x de produtos e leva mais do que o que foi pago. O tradicional Pague 1, leve 2, ou pague X e ganha % desconto na 2a unidade, etc. 

Esta estratégia pode ser ótima par aumento o giro daqueles produtos que representa um problema no seu estoque, ou mesmo que possuem margens mais saudáveis para compor o resultado da promoção. 

Dessa forma sua empresa consegue aumentar as vendas e o giro destes produtos, reduzir o estoque, abrir espaço para novos itens futuramente, enquanto o cliente tem a sensação de que teve um benefício por comprar na sua loja ou em seu site.

Combo

Se um produto tem pouca saída, você pode criar promoções de blackfriday no estilo “combo”, oferecendo ele com outro da mesma categoria. 

Se, por exemplo, você tem um estoque de escovas de dentes, é possível criar um combo de escova + creme dental por um valor x. 

Você realiza uma ação de cross-selling e utiliza a força de um produto que tem maior giro para vender outro com menor vendas. 

Para você, varejista, é interessante, pois pode movimentar as vendas de dois produtos diferentes, aumentando o ticket-médio e as vendas. 

Para o cliente, é vantajoso, pois leva dois produtos por um valor menor do que se comprasse cada um separadamente.

Fidelidade

Todo mundo quer se sentir valorizado e exclusivo. Então, nada melhor que usar isto como forma de vender seus produtos, atrair novos clientes e fidelizar os existentes.  

Nesta estratégia você pode oferecer descontos, ofertas especiais, brindes e outras vantagens para aqueles clientes que realizarem um cadastro prévio ou estiverem participando de algum clube de fidelidade de sua rede. 

Você pode também aproveitar este contato mais próximo e utilizar os dados cadastrais do cliente para enviar ofertas personalizadas para sua caixa de e-mail, Whatsapp, etc. 

Mas, lembre-se de seguir as regras da LGPD e não enviar comunicações sem a expressa autorização do cliente. 

Cashback

Cashback virou a palavra mágica nos últimos anos no comércio varejista.  

Se alguma plataforma ou loja oferece cashback o cliente se sente mais motivado a comprar, afinal, é dinheiro de volta pra ele usar como quiser. Não é apenas um desconto na hora da compra. 

Esse tipo de estratégia faz com que o cliente volte a comprar de forma recorrente na loja, afinal, ele vai sempre querer utilizar seu cashback e ganhar mais. 

Hoje já existem diversas plataformas que fazem toda a gestão destas promoções com cashback.   

Basta você cadastrar sua loja, indicar qual o valor do cashback será disponibilizado e, quanto o cliente realizar a compra, a plataforma o reembolsa diretamente no aplicativo, sem burocracia. 

Isso pode funcionar ainda melhor se você tiver um aplicativo próprio que realize este controle e gestão.

Promo-Pack

Com este tipo de promoção você pode criar pacotes (packs) para incentivar que seus clientes realizem a compra. 

É possível, por exemplo, oferecer uma bolsa térmica na compra de 3 caixas de cerveja. 

Esta modalidade é parecida com o combo, porém aqui a ideia é oferecer não outro produto, mas algum brinde, algo diferente, exclusivo, que componha um pacote atraente para o consumidor. 

Este tipo de promoção serve tanto para casos de estoque alto, produtos próximo ao vencimento, quanto para produtos que entraram a pouco tempo no mercado e precisam de um incentivo para serem vendidos. 

Como melhorar a gestão de preços e promoções de Blackfriday? 

Primeiramente, comece a pesquisar seus concorrentes com algumas semanas de antecedência tanto no Varejo Físico, como On-Line, usando serviços de Qualidade como da PRICEMET Pesquisas de preços Off-Line (Lojas Físicas) e Pesquisas de preços On-Line (Sites e Marketplaces).

Também, use ferramentas de Gestão especializadas, como o sistema de precificação da Pricemet, onde é  possível transformar aquele processo ultrapassado e desgastante, realizado em planilhas e registros manuais, em um  método de trabalho muito mais produtivo e inteligente. 

O sistema de precificação PRIXSIA, foi desenvolvido com base em 21 anos de expertise em Pricing, criado código a código por quem realmente possui know-how no setor. 

Você terá em suas mãos um sistema de precificação robusto, com parâmetros inteligentes e inteligência artificial aplicada para gerar recomendações de preços, assim como análises e relatórios disponíveis para melhor gestão de pricing da empresa. 

Além disso, este software de pricing consegue integrar diversos ERPs  por meio de APIs,  permitindo assim que 100% do sortimento de produtos sejam analisados e tenham preços recomendados. 

O módulo de gestão de promoções do Prixsia também permite a criação de eventos e campanhas promocionais assertivas, garantindo uma interação entre as áreas da empresa, e usando um módulo inteligente para definição de produtos e preços. 

Se você quer vender ainda mais com mais e melhorar as margens, não perca tempo e agende uma demonstração do Prixsia, conheça o software que irá modernizar sua gestão de pricing e promoções para garantir muito mais rentabilidade para o seu negócio. 

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