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Precificação assertiva em grandes promoções

Conheça as melhores práticas de precificação assertiva para conhecer os custos envolvidos, percepção de valor dos clientes, definir entre margem e giro, analisar a concorrência e avaliar a sensibilidade dos consumidores aos preços, maximizando a lucratividade e a competitividade do seu negócio.
precificação assertiva

A gestão de pricing para uma precificação assertiva em ofertas e promoções representa um desafio complexo para muitas organizações. Rupturas, gôndolas vazias, erros na precificação e ocorrências nesse processo podem gerar queda nas vendas, menos lucratividade ou até comprometer a imagem da empresa.

Estabelecer preços adequados para os produtos  baseados em uma estratégia de pricing é fundamental para garantir uma precificação assertiva que gera uma margem de lucro saudável e mantém a competitividade no mercado.

Se a sua empresa enfrenta desafios ao definir os preços em grandes promoções, vamos apresentar neste artigo soluções para superar e alcançar o equilíbrio para estabelecer uma precificação assertiva e precisa em seu negócio.

Definindo uma precificação assertiva e mais eficiente

A precificação de um produto ou serviço envolve dois conceitos básicos diferentes: o preço e o valor. O preço significa a quantia monetária que cada pessoa paga em dinheiro pelo produto ou serviço adquirido, enquanto o valor significa a expectativa que o consumidor têm em relação ao seu negócio. Ou seja, é a importância que os clientes atribuem à sua solução.

Previsões da Gartner se concretizaram e os dados agora são um ativo corporativo, e as empresas que não utilizam dados para o planejamento de estratégias acabam ficando para trás. Quando os dois conceitos não são gerenciados adequadamente, é muito comum as empresas começarem a ouvir as conhecidas frases: “mas é muito caro!” ou “não vale todo esse preço”, o que pode prejudicar a precificação assertiva, a estratégia e o desenvolvimento da sua marca.

5 estratégias de precificação assertiva em promoções e ofertas

Compreender as metodologias e as práticas disponíveis no mercado para auxiliar a sua empresa no processo de precificação assertiva para promoções é importante para garantir o lucro da campanha.

Vamos descobrir como é possível trabalhar ofertas com um pricing assertivo através de 5 estratégias eficientes e muito utilizadas por empresas de diferentes portes. Confira!

Identifique custos e despesas envolvidos

Esta prática envolve a análise detalhada de todos os custos e despesas associados à produção, distribuição e comercialização dos produtos ou serviços, como custos diretos envolvendo matéria-prima e mão de obra, e custos indiretos, como despesas operacionais e de marketing. Ao compreender esses custos, a empresa pode definir preços que cubram todas as despesas e ainda proporcionam uma margem de lucro satisfatória durante as promoções.

Identifique a percepção de valor do consumidor

Entender como os clientes percebem o valor dos produtos ou serviços é fundamental para escolher os preços durante as promoções e criar uma precificação assertiva. Ou seja, significa compreender não apenas os benefícios oferecidos, mas também os aspectos emocionais e psicológicos que influenciam a decisão de compra. Pesquisas de mercado, feedback dos clientes e análise da concorrência podem ajudar a identificar o valor percebido e ajustar os preços de acordo.

Estratégia de margem ou de giro

Esta prática envolve decidir se o foco durante as promoções será maximizar as margens de lucro por unidade vendida ou aumentar o volume de vendas, mesmo com margens menores. Isso vai depender dos objetivos específicos da empresa e das condições do mercado. Por exemplo, em uma promoção para limpar estoques, pode ser mais vantajoso priorizar o giro de produtos, mesmo com margens reduzidas.

Conheça sua concorrência

Estar ciente das estratégias de precificação adotadas pelos concorrentes é essencial para posicionar os preços de forma competitiva durante as promoções. Além de conhecer os preços praticados, você pode também entender as políticas de descontos e promoções oferecidas pelos concorrentes. Essas informações podem ajudar a ajustar os preços de acordo e evitar ficar fora do mercado.

Sensibilidade dos clientes ao preço

Procure entender como os clientes reagem a mudanças nos preços para ajustar as estratégias de precificação durante as promoções. Ao entender a sensibilidade ao preço, a empresa pode definir preços que maximizem as vendas e a lucratividade durante as promoções. Essa estratégia envolve analisar o comportamento de compra passado, realizar pesquisas de mercado e monitorar as reações dos clientes às promoções.

Jorge Ortiz, CEO da Pricemet, explica neste vídeo as principais vantagens de uma estratégia de Pricing para as empresas. Assista na íntegra:

Precificação assertiva com auxílio da Pricemet

A gestão de pricing é um dos processos mais importantes para o varejo, porque influencia diretamente a lucratividade da empresa, a demanda dos clientes e a posição competitiva no mercado. É através da precificação assertiva que o preço dos produtos e serviços de um negócio, seja venda física ou online, é estabelecido. Assim, a qualidade desse processo pode determinar o sucesso ou o fracasso de um estabelecimento.

Neste momento, ter um software de pricing permite que o gestor e a equipe de profissionais gerenciem não apenas os preços dos produtos considerados de Curva A ou B, mas também todo o estoque da empresa de modo geral, possibilitando uma tomada de decisões mais assertivas e uma precificação assertiva.

O PRIXSIA, um sistema de precificação especializado em pricing e precificação assertiva com Inteligência Artificial, atua de modo assertivo na estratégia de precificação durante grandes promoções. Ele permite uma análise mais ágil e precisa dos dados, possibilitando ajustes dinâmicos nos preços com base em variáveis como demanda, concorrência e comportamento do cliente em tempo real.

Sua capacidade de processamento rápido, dashboards com interfaces limpas e agradáveis e segurança de dados com criptografia avançada garantem uma operação eficiente e confiável, tudo na nuvem. A inteligência artificial potencializa ainda mais esse processo, fornecendo insights preditivos e recomendando estratégias de precificação otimizadas.

O PRIXSIA da Pricemet também integra diferentes ERPs e fontes de pesquisa através de APIs e outras conexões, utilizando algoritmos avançados para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto dentro da campanha promocional da sua marca.

Agende uma demonstração gratuita do nosso software de pricing para descobrir como podemos ajudar a impulsionar suas promoções e maximizar a lucratividade do seu negócio.

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