A indústria de bens de consumo no mundo inteiro vem passando por constantes mudanças, está crescendo, se diversificando e, principalmente, se tornando cada vez mais competitiva.
Por isso, ter uma estratégia de precificação inteligente é essencial para que uma indústria se mantenha na vanguarda, aumentando sua rentabilidade de maneira constante.
A seguir, nós elencamos algumas dicas para que você consiga precificar de maneira assertiva na indústria de bens de consumo.
Faça uma boa análise da concorrência
Pode soar maçante, mas realizar uma análise dos concorrentes diretos e indiretos é imprescindível.
Mais do que isso: esta análise deve ser constante para que você acompanhe e entenda todas as movimentações da concorrência.
Para a indústria de bens de consumo este acompanhamento pode ser um grande desafio, afinal, com o mundo globalizado em que vivemos, estamos disputando clientes não apenas com os concorrentes ao nosso lado, mas também aqueles que estão no mundo todo.
Hoje é possível comprar qualquer produto de alguma empresa no outro lado do mundo, chegando em poucos dias e, às vezes, com preços tão bons quanto os seus.
Sendo assim, você deve colher o máximo de dados possíveis, organizar os dados e, claro, depois fazer uma análise profunda e inteligente para entender como esses dados podem ser usados em seu benefício.
Coletar dados não é a maior dificuldade. O grande calcanhar de aquiles para muitos gestores é entender o que aqueles números e informações realmente estão dizendo.
A seguir, listamos algumas das perguntas que você deve buscar responder sobre sua concorrência:
- O que eles vendem?
- Por qual preço vendem?
- Quais condições de pagamento oferecem?
- Tem algum diferencial interessante?
- Que tipo de comunicação utilizam?
Quanto mais informações você conseguir, mais fácil ficará para identificar os pontos fortes e fracos desse concorrente e, claro, encontrar as oportunidades e ameaças para o seu negócio.
Conheça todos os custos envolvidos
Na indústria de bens de consumo é imperativo conhecer todos os custos envolvidos para poder realizar uma precificação inteligente.
Primeiramente, tenha na ponta do lápis o quanto foi gasto para produzir ou comprar cada unidade do produto. Para produção, você deve analisar:
- Custo da matéria-prima,
- Tempo de produção,
- Custo de distribuição,
- Mão de obra, entre outros.
Leve em conta também outras despesas que podem afetar sua empresa e toda a cadeia produtiva, como por exemplo, os custos fixos (folha de pagamento, aluguéis, etc), custos variáveis (energia, água, etc) e impostos.
Tome cuidado com o Markup
Muitas indústrias de bens de consumo usam apenas o markup como estratégia de precificação.
O markup usa um fator aplicado sobre o custo para determinar o preço de venda dos produtos.
No entanto, nesse tipo de cálculo que tem um viés muito mais financeiro, dificilmente se analise o chamado PPC (Preço do produto ao consumidor final), que precisa ser considerado cada vez mais, principalmente em categorias estratégicas e relevantes para o negócio.
Uma política de pricing baseada apenas em Mark-up não costuma ser tão eficiente, coloca em risco a competitividade da empresa perante a concorrência.
Não dependa de ferramentas manuais
Você pode até gostar das suas planilhas, mas para realizar uma precificação assertiva na indústria de bens de consumo, é necessário ter ferramentas dinâmicas.
Das duas, uma: ou você investe em tecnologias que permitam maior agilidade na coleta e análise de dados, ou contrata muitas pessoas para auxiliar a realizar todo esse processo manualmente.
A tecnologia em pricing terá papel importante para facilitar a coleta de dados, organização de informações, visualização de métricas e definição de ações.
Um sistema de precificação de alta qualidade, por exemplo, vai ajudar a empresa a tomar decisões mais estratégicas, racionais, apoiando os gestores.
Outro exemplo, é usar tecnologia para acompanhar as estratégias de trade marketing no ponto-de-venda, pois desta forma, o gestor terá informações estruturadas sobre preços, sortimento, rupturas, espaços, pontos extras, material de merchandising, etc.
Tudo isso é extremamente difícil quando a gestão é realizada de forma manual através de planilhas.
Tenha suporte de quem entende de precificação na indústria de bens de consumo
Os grandes players do mercado industrial contam com o suporte de empresas especializadas em tecnologia e inteligência de pricing.
Através de uma capacitação e consultoria de precificação é possível obter mais conhecimento sobre o mercado, compreendendo quem é o público-alvo, como ele se comporta, o que deseja e, assim, conseguindo ter a clareza para definir qual a melhor estratégia de precificação para determinado público, região, sazonalidade, etc.
Toda sua gestão ganha com a previsibilidade. Definindo metas, estratégia e indicadores é possível projetar o lucro, analisar se o capital de giro é suficiente para ações futuras, etc.
Uma estratégia de pricing eficiente permite maior competitividade para sua indústria, afinal, com preços bem definidos, é possível posicionar corretamente seu produto no mercado.
Uma boa consultoria de pricing ajuda na conquista de market-share, pois, ao monitorar constantemente os indicadores, é possível aproveitar as flutuações do mercado e, assim, readequar os preços para conquistar novos clientes.
Através da união entre o know-how de uma consultoria e a tecnologia de um sistema de precificação inteligente, sua indústria de bens de consumo terá sucesso na estratégia de pricing.
E para ter essas duas coisas unidas, você pode contar com a Pricemet.
A Pricemet tem um Know-how de mais de 28 anos, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisa de mercado transformando dados em inteligência comercial.
Além disso, temos o Prixsia, um sistema de precificação especializado em Pricing com Inteligência Artificial desenvolvido para Indústria de bens de consumo, que consegue integrar diversos ERPs e fontes de pesquisa, por meio de APIs e outras conexões, e usa algoritmos para recomendar o melhor preço a ser praticado em cada produto.
O Prixsia também conta com tecnologia na nuvem com rápido processamento, dashboard com UI/UX limpas e agradáveis, segurança de dados com criptografia de ponta, além de ser escalável, pensado para crescer como uma plataforma completa de pricing, promoções e negociações.
Fale com nossos especialistas e vamos juntos traçar a melhor estratégia de pricing para sua indústria de bens de consumo garantir competitividade e lucratividade!