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Estratégia de precificação: Como reduzir os produtos sem giro?

Montar uma estratégia de precificação exige visão ampla do mercado, entender bem o consumidor e ao mesmo tempo, uma gestão que vise ter retorno financeiro para o negócio.
Estratégia de precificação: Como reduzir os produtos sem giro?

Montar uma estratégia de precificação exige visão ampla do mercado, entender bem o consumidor e ao mesmo tempo, uma gestão que vise ter retorno financeiro para o negócio. Um dos problemas que impactam diretamente na lucratividade e fluxo de caixa da empresa são os produtos com estoque de baixo giro.

Uma estratégia de precificação alinhada e estruturada, pode resultar em vendas e maximização dos lucros. Neste blog, apresentaremos como funciona a estratégia de precificação e como é importante montar uma estratégia assertiva para reduzir ao máximo os produtos de baixo giro.

Boa leitura!

O que é uma estratégia de precificação?

Quando falamos sobre o que é uma estratégia de precificação, muitas empresas acreditam ser apenas analisar o mercado, mas para ter uma estratégia de precificação é algo mais profundo, pois determinar o preço de cada produto na gôndola não é algo tão simples.

Uma estratégia de precificação é o método utilizado por uma empresa para definir os preços de seus produtos ou serviços. Esse processo envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores, como os custos de produção, a concorrência, a demanda do mercado, o valor percebido pelo cliente, os objetivos de lucratividade e o posicionamento da marca.

As abordagens para precificação podem variar, por exemplo, uma empresa pode definir os preços com base nos custos de produção, acrescentando uma margem de lucro, ou ajustar seus preços de acordo com os praticados pelos concorrentes. Outra possibilidade é determinar o preço com base no valor que o cliente percebe, ou seja, quanto ele está disposto a pagar.

Em alguns casos, os preços são ajustados dinamicamente, considerando a demanda, a temporada ou outros fatores em tempo real. Há também a estratégia de precificação por penetração, onde a empresa inicialmente define preços baixos para ganhar participação de mercado, com a intenção de aumentá-los posteriormente.

A escolha da estratégia de precificação mais adequada depende dos objetivos da empresa, do mercado em que atua e do comportamento dos consumidores. Com esses parâmetros, sua empresa consegue encontrar o equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e a rentabilidade do negócio, assim estabelecendo um objetivo assertivo para potencializar o giro de produtos e crescimento de mercado.

Como definir uma estratégia de precificação?

Para definir uma estratégia de precificação eficiente, é crucial  realizar uma análise dos fatores-chave que influenciam o preço do produto. Estes fatores vão depender da sua estratégia, pois cada uma tem sua particularidade para manter a saúde financeira e o repasse de preço para  o consumidor. Alguns dos fatores que você pode levar em consideração são: 

  • Cliente-Alvo
  • Proposta de Valor
  • Metas de margens
  • Entendimento de custos
  • Compreensão do mercado e concorrência
  • Estratégia de segmentação de preço

É essencial entender todos esses fatores para definir sua estratégia, mapeando os fatores-chave. Assim que reunir esses fatores, será possível estruturar uma estratégia assertiva, podendo estar a frente do mercado, analisando como ganhar espaço para ampliação do seu negócio, estudando como os preços de seus concorrentes se comportam e como agregar valor para sua empresa crescer.

Outro ponto que você precisa explorar esses fatores são suas metas de margens, pois ao montar a estratégia, é importante ser realista e alinhar suas expectativas ao mercado. Então é importante considerar o seu investimento, junto ao seu giro para alcançar a rentabilidade desejada.

Quais os principais erros na precificação?

Não tem como estar livre de erros, mas existem possibilidades que você pode evitar para minimizar a possibilidade de manter produtos com baixo giro nas gôndolas. Separamos alguns erros comuns que as empresas pecam na hora de definir sua estratégia de precificação.

Sem dúvida, falar sobre produtos de baixo giro, certamente nos levaria a falar também sobre outros fatores que contribuem para isso, como a definição do sortimento de uma loja e ao volume de compras, mas hoje vamos destacar o que está relacionado à precificação.

Subprecificação: Achar que apenas ter preços muito baixos é uma estratégia inteligente, com certeza é um erro, pois isso pode prejudicar a percepção de valor do produto.

Super Precificação: Também precificar acima do valor esperado pelo cliente pode levar a uma demanda insuficiente e perda de vendas.

Falta de análise de mercado: Não considerar a demanda do mercado e o posicionamento dos concorrentes pode resultar em uma estratégia de precificação desalinhada com a realidade do mercado.

Falta de um software de preço: Não ter um software de gestão de preço que leve em consideração os vários parâmetros necessários para uma precificação estratégica certamente não é a melhor decisão.  Existem ainda empresas que definem os produtos baseado apenas em custos e margens objetivas, mas essa é uma visão que não condiz mais com a realidade do mercado.

Como fazer para o produto ter maior giro?

Há diversas possibilidades de destravar os produtos sem giro, mas o importante é contar com tecnologia inteligente de pricing.  Hoje no mercado, as empresas de varejo já adotam uma gestão de pricing mais eficiente com softwares mais robustos de precificação, visando a rentabilidade do negócio e amplitude na gestão de preço.

O PRIXSIA  é o software de pricing mais robusto do mercado, rápido, avançado e fácil de usar, não exigindo instalação e custos locais, pois sua base de dados usa a nuvem da Amazon AWS, fornecendo segurança e criptografia dos dados. Um software inteligente como o PRIXSIA, possibilidade sua empresa ter uma gestão poderosa de preço, visando as três melhores frente:

Gestão de preços: Gestão completa de preços regulares com base em parâmetros estratégicos e previsão de resultados.

Analytics (B.I.): Business intelligence com visualizações completas e pragmáticas de dados de pesquisas, competitividade, sortimento, elasticidade de itens, vendas, margens e outras.

Gestão de promoções: Podendo criar eventos e campanhas promocionais com assertividade, garantindo uma interação entre as áreas da empresa e usando um módulo inteligente para definição de produtos e preços.

Um software como esse tem a capacidade de processar informações de todos os itens do sortimento, de todas as suas lojas e, assim permite que você monitore e regule o desempenho dos produtos. Além de acompanhar de perto as vendas, identificando qualquer sinal de baixo giro e para que você tome medidas proativas, possibilitando que você atue nas outras frentes para evitar o baixo giro como:

  • Promoções estratégicas
  • Posicionamento do produto
  • Novos canais de distribuição no caso das indústrias

Como reduzir o estoque de produtos de baixo giro?

Um software de pricing como o PRIXSIA será o maior apoio nesse momento para reduzir o estoque dos produtos de baixo giro, pois o primeiro passo para isso é identificar quais são eles. Quem oferece esse recurso analítico e avançado, nada mais que um software robusto, pois ele vai identificar quais produtos estão com baixo desempenho.

Essa análise pode ser baseada em critérios, como volume de venda em valor, quantidades vendas, penetração nos cupons de compra, tempo em estoque, entre outros, permitindo assim permitindo que você tenha uma visão clara desses produtos e consiga definir o preço adequado para cada um deles.

Algumas empresas que não utilizam esse tipo de software tomam decisões erradas, muitas vezes generalistas, e acabam por reduzir preços e perder margens sem necessidade.  Acabam fazendo muitas promoções e até mesmo confundem seus consumidores.

Em alguns casos pode-se chegar a conclusão de que o problema realmente não é o preço e a melhor decisão é de descontinuar a compra daquele produto. O importante de ter um software de pricing nesse momento é que você conseguirá gerenciar o preço não apenas daqueles produtos considerados de Curva A ou B, mas de todo o sortimento da sua empresa e tomar decisões mais racionais sobre o assunto.

Empresas já estão adquirindo essa experiência em seus setores de pricing, pois percebem que isso contribui de forma direta com uma melhor estratégia de precificação, promovendo o crescimento do negócio e obtendo vantagem competitiva no mercado. 

A Pricemet possui mais de 28 anos de experiência no Varejo e mais de 22 anos em Pricing, trazendo soluções inteligentes e ajudando as empresas a se tornarem mais rentáveis.

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