Todo varejista deseja fazer promoções com mais assertividade e rentabilidade. Assim, elaboramos algumas dicas que você deve levar em consideração e ficar atento ao desenvolver campanhas promocionais.
Primeiro passo: objetivo
É importante que você tenha clareza sobre qual objetivo de suas promoções no varejo. Isso vai permitir que você entenda o resultado que deseja alcançar, como fazer para chegar até ele e mensurar se conseguiu atingir o objetivo.
Portanto, pense inicialmente qual o objetivo da sua promoção:
- Gerar mais visibilidade para sua marca?
- Reduzir os estoques?
- Deseja aumentar as vendas e/ou market-share?
- Promover a marca de fornecedores parceiros e com isso capturar mais verbas através de sell-in ou sell-out?
Estes são apenas alguns exemplos. lembre-se que os objetivos devem estar alinhados com a estratégia da empresa e com as metas do comercial e marketing.
Dica: se seu objetivo é aumentar as vendas
Realize promoções com descontos nos itens da curva A, que já são conhecidos pelos seus clientes, tem maior giro e pode criar maior fluxo de clientes nas lojas.
Dica: se seu objetivo é atrair novos clientes
Realize promoções com foco nas categorias do tipo de cliente que você deseja atrair a sua loja.
Por exemplo. Se seu objetivo é trazer mais clientes de Classe Sócio-Econômica AB, então promover produtos de categorias como: Vinhos, Azeites, Cervejas Especiais, Sucos, Carnes nobres e outros será uma boa estratégia.
Conheça muito bem o seu público
Para que as promoções no varejo tenham sucesso, é imprescindível conhecer seu público-alvo profundamente.
Assim, você consegue entender quais as necessidades, qual tipo de comunicação e canal mais chama atenção, até mesmo qual tipo de produto ou promoção gera mais resultados.
Para isso, é importante contar com tecnologias que permitam coletar os dados dos seus clientes, armazenar e organizar de forma inteligente, permitindo insights.
Um CRM completo, portanto, é fundamental para isso.
Conheça muito bem o mercado e seu comportamento de vendas
Além de conhecer bem o público, é essencial entender sobre as movimentações do mercado e o comportamento de vendas dos itens para definir se realmente existe a necessidade de promoção.
Para isso, é fundamental manter uma base histórica de promoções, com os seus respectivos preços, mecânicas e volumes comercializados.
Não esqueça de conversar com seus fornecedores a fim de compartilhar informações e insights, além de negociar parcerias e pensar em estratégias conjuntas, afinal, todos tem o mesmo objetivo: vender mais.
Selecione os canais e formas de comunicação adequadas
Para que as promoções no varejo tenham sucesso você precisa anunciar em canais que sejam relevantes para o seu público e que passem a sua mensagem do jeito certo, pensando sempre em como cada pequena ação contribui para aumentar as suas vendas.
Lembre-se de sempre analisar sua concorrência e seu público. Isso vai permitir que você entenda quais estratégias estão dando certo e onde está o seu público, fazendo com que sua comunicação seja muito mais eficiente.
Acompanhe e mensure os resultados.
A avaliação dos resultados é um processo importante para saber se a promoção foi bem-sucedida. Os resultados devem ser analisados de acordo com os objetivos definidos para cada promoção.
Tenha a tecnologia a seu favor
Todos os pontos citados anteriormente podem ser melhor executados se você contar com um software especialista, pensado no processo e com inteligência artificial aplicada.
Uma das principais vantagens de utilizar um sistema como o Prixsia para criar promoções é que ele permite que os varejistas possam definir metas, produtos, preços, analisar os estoques, ter previsibilidade das vendas e margens antes de validar uma promoção.
Esse software também permite a interação entre áreas de forma sistemática e processual. Isso significa que é possível avaliar qual é a melhor oferta para atrair mais clientes. Além disso, um software de precificação pode ajudar os varejistas a definir preços de forma estratégica.
Dessa forma, você economiza tempo e esforço através da integração entre departamentos da empresa, definição de preços de forma sistemática e obtenção de insights importantes sobre o mercado.
Se você é um varejista e deseja oferecer fazer a gestão de suas promoções de forma mais inteligente, conheça o PRIXSIA, uma plataforma de inteligência comercial, desenvolvida pela Pricemet para revolucionar o processo de precificação e promoções no varejo e na indústria.