Aumentar a margem de lucro é o desejo de qualquer gestor. No entanto, muitos esquecem que uma boa estratégia de precificação pode ser a chave para garantir maior lucratividade para o negócio.
Neste caso, uma consultoria de pricing pode ser a solução ideal, auxiliando no processo de definição de preço dos produtos, desde a concepção de sua estratégia, até a negociação com fornecedores.
A seguir, explicamos melhor como uma consultoria de pricing inteligente pode tornar sua empresa muito mais lucrativa.
Primeiramente, o que é pricing?
É necessário, antes de qualquer coisa, entender o que significa pricing (ou precificação).
Pricing é um processo realizado para determinar o valor de venda de um produto ou serviço, analisando diversas variáveis importantes.
Além disso, este é um processo contínuo, que deve estar sempre em atualização, levando em conta as mudanças do mercado, dos produtos, das relações de consumo, etc.
Ao deixar de lado a estratégia de pricing, o varejista corre o risco de precificar seu produto de maneira equivocada, seja por estar em valor acima do que o público-alvo está disposto a pagar ou até mesmo por ter um preço menor do que deveria estar e assim perder oportunidades de melhorar suas margens.
Uma estratégia de precificação inteligente considera também outros fatores, como a sazonalidade, períodos de promoção, mix de produtos, elasticidade de preços, dentre outros.
Erros que você não pode cometer na hora de precificar
- O preço não deve ser baseado apenas no custo do produto. A precificação deve ser feita com base na estratégia orientada ao cliente-alvo da empresa no caso da indústria, ao posicionamento das marcas em relação aos seus principais concorrentes.
Por isso, é tão importante uma consultoria de pricing que te ajude a criar estratégias e metas e, assim, aplicá-las de maneira assertiva.
- Preste atenção nas métricas que realmente fazem a diferença no negócio. De nada adianta, por exemplo, ter bons indicadores de vendas, se o lucro está muito abaixo do planejado. Mantenha o foco nos pilares que irão dar sustentabilidade a empresa.
- Controle o capital de giro. Este é um indicador muito importante para medir o crescimento do negócio e entender se a saúde financeira está em boas condições.
- Não existe um método padronizado de “precificação correta”. Existe conceito e metodologia, no entanto, sempre deve ser considerado o segmento e particularidades de cada negócio.
- É muito difícil conduzir um processo de mudança de gestão sozinho. Então, é recomendável o suporte de uma consultoria e, se possível, um software de inteligência de pricing completo, como o Prixsia, que irá disciplinar e garantir a sustentabilidade do processo.
Como realizar a precificação de forma assertiva?
Existem diversas técnicas e ferramentas que podem auxiliar a realizar uma precificação assertiva, mas é importante ter o conhecimento necessário e saber implementar conduzir bem a implantação de uma política de preços eficiente dentro da empresa.
Uma das maneiras de conseguir atingir esse objetivo é por contratar uma consultoria de pricing especializada, que possui o know-how para pensar ajudá-lo de forma estratégica e implementar as etapas de todo o processo necessário que irá garantir que sua empresa precifique de maneira correta, promovendo assim, entre outros fatores, o aumento da sua margem de lucro.
Dentre algumas ações que uma consultoria de pricing pode realizar, as que citamos a seguir são essenciais para assegurar o sucesso da estratégia.
Análise do histórico
Com base em dados históricos de preços, vendas e margens, é possível entender o comportamento de consumo das categorias, a importância e elasticidade de preços dos produtos.
Análise do mercado
Pesquisar a concorrência é uma das ações principais que o processo de construção da estratégia de pricing exige. Através desta análise do mercado, é possível identificar os preços e promoções realizadas pelos concorrentes, descobrir oportunidades e desafios internos da empresa.
Definição de metas
Através das análises realizadas nos itens anteriores é possível definir metas de vendas e as margens que desejam ser alcançadas.
É importante lembrar que através do preço de venda, multiplicado pela quantidade vendida, deve-se chegar ao valor responsável por cobrir todas as despesas da operação.
Definição de Indicadores
Tenha bem definidas os indicadores mais representativos para o seu negócio e, então, atribua metas a eles. Por exemplo: Competitividade, Vendas e Margens. Esses três indicadores, por exemplo, são fundamentais para acompanhar o resultado da estratégia de pricing implementada na empresa.
Benefícios de uma consultoria de pricing
Uma consultoria de pricing, além de ajudar atingir os objetivos estratégicos e financeiros, pode trazer outros benefícios.
- Através de uma consultoria de pricing é possível obter mais conhecimento sobre o mercado, compreendendo quem é o público-alvo, como ele se comporta, o que deseja, etc.
- Você entende qual a melhor estratégia de precificação para determinado público, região, sazonalidade, por exemplo: vender em menor quantidade e em maior preço ou vender quantidades maiores, com preços menores?
- Todo sua gestão ganha com a previsibilidade. Definindo metas, estratégia e indicadores é possível projetar o lucro, analisar se o capital de giro é suficiente para ações futuras, etc. Dessa forma você tem mais segurança para criar e seguir estratégias.
- Uma estratégia de pricing eficiente permite maior competitividade para sua empresa, afinal, com preços bem definidos, é possível posicionar corretamente seu produto ou serviço no mercado. Conhecendo a concorrência, o público e o preço que pode ser praticado é possível definir promoções e demais estratégias.
- Uma boa consultoria de pricing ajuda na conquista de market-share, pois, ao monitorar constantemente os indicadores, é possível aproveitar as flutuações do mercado e, assim, readequar os preços para conquistar novos clientes.
Quando falamos de consultoria de pricing, é isso que o gestor espera: um acompanhamento que leve até resultados específicos. Que tire a empresa de uma situação indesejada e a leve de maneira segura até uma situação melhor.
Porém, encontrar uma consultoria que realmente gere segurança e resultado, principalmente na área de pricing, não é uma tarefa fácil. É preciso fazer uma análise aprofundada de tudo que o consultor oferece para garantir que o resultado seja o esperado.
A seguir, vamos te mostrar o que você precisa fazer para garantir que está contratando a melhor consultoria de pricing para o seu negócio.
Fuja do modelo tradicional de consultoria
Uma forma de identificar se a consultoria de pricing contratada surtirá os efeitos esperados é avaliar como é o estilo de trabalho, metodologia e ferramentas a serem empregadas.
Aquele modelo de consultoria tradicional deve ser evitado. Neste tipo, mais comum de ser encontrado, o consultor faz um diagnóstico e inicia uma mentoria, indicando o caminho a ser seguido.
É basicamente a seguinte fórmula:
- Analisar o cenário atual.
- Coletar dados da empresa.
- Coletar dados do mercado e dos concorrentes.
- Buscar cases de sucesso como inspiração.
- Elaborar planilhas com planos de ações.
- Apresentar para a direção da empresa.
- E seguir para o próximo projeto.
Esta crítica ao modelo atual de consultoria acontece em diversas áreas, não apenas no pricing. Isso acontece porque os consultores geralmente são especialistas em teorias e análises, propondo ideias.
No entanto, dificilmente tem experiência de causa no assunto, possuindo know-how naquele mercado, ou auxiliando a implantar as soluções propostas.
O novo modelo de consultoria de pricing está se preocupando em ir de mãos dadas com as empresas em direção aos resultados esperados, ao invés de apenas apontar o caminho onde deve-se chegar. Fazer acontecer juntos, esse é o espírito!
O diferencial da PRICEMET: Fazer acontecer juntos!
Se compararmos com o modelo tradicional, podemos notar o grande diferencial da Pricemet ao realizar o processo de consultoria de pricing: além de indicar os caminhos, a Pricemet caminha ao lado do cliente, auxiliando na prática a implementar os processos sugeridos.
Em muitos casos a consultoria de pricing da Pricemet atua ativamente na empresa, ajudando a construir os processos, definindo os parâmetros e validando com o cliente a implementação das ações.
Ensinar e capacitar o cliente
Entendemos que não basta apenas encher o cliente com dados, planilhas, cronogramas e indicar o que deve ser feito se ele não sabe nem por que, nem como fazer tudo isso.
Por isso, nossa consultoria de pricing busca capacitar o cliente para ele conhecer e entenda todos os conceitos e metodologias envolvidas no processo. Depois, na prática, ensina o que precisa ser feito, para que futuramente o cliente consiga “andar com as próprias pernas”.
Know-how para garantir resultados
Outro diferencial é que a Pricemet é especializada na área de pricing. Todos os profissionais são capacitados e experientes nessa área.
Jorge Ortiz, seu fundador, é um profissional que atuou mais de 25 anos em grandes redes varejistas, exercendo cargos executivos, é especializado nos processos de pricing e gerenciamento de categorias.
Tantos anos de prática, aliados ao suporte de profissionais qualificados e dedicados a acompanhar o cliente em todo o caminho, tornam a consultoria de pricing da Pricemet diferente das demais, se sobressaindo na parte mais importante qualquer processo de suporte ao gestor: a ação.
Além disso, para dar suporte e embasar a tomada de decisão, a Pricemet conta também com um software exclusivo e especialmente voltado para o varejo e a área de pricing: o Prixsia.
Prixsia: O software que gera segurança e resultado no processo de consultoria de pricing
Um grande problema enfrentado por gestores que contratam consultorias tradicionais é que eles acabam se tornando reféns das ferramentas e metodologias utilizadas por elas.
Ao elaborar uma estratégia de pricing, por exemplo, uma consultoria tradicional utiliza ferramentas específicas e especializadas em garantir o melhor preço de determinados produtos, considerando uma série de dados e fatores que influenciam nesta análise.
Dessa forma, sempre que o gestor precisar fazer uma nova estratégia de pricing, analisar dados, gerar relatórios, terá que pedir auxílio ao consultor para realizar este processo.
Com o Prixsia, o sistema de precificação desenvolvido com base em 25 anos de know-how no setor, o gestor tem a poder em suas mãos, pois poderá usar um software robusto, com diversas análises e relatórios disponíveis para o auxiliar na tomada de decisões.
Capacitação para o uso da ferramenta
A capacitação dos nossos clientes é um dos pilares da atuação da Pricemet, que pode garantir a segurança e resultado no pricing de uma empresa.
Tanto a capacitação intelectual, para entender e aplicar conceitos e metodologias, quanto a capacitação para o uso de ferramentas específicas como o software Prixsia.
Nossa consultoria de pricing garante que a empresa que recebe o suporte tenha a possibilidade de treinar seus profissionais para o uso deste software. Assim, é possível ter fácil acesso a uma gestão completa de preços e promoções, baseadas em estratégias bem definidas, integradas a dados internos, de mercado e inteligência artificial, que vão garantir ao negócio maior competitividade, rentabilidade e poder de negociação.
Garanta resultados positivos agora mesmo!
Um software de Pricing como o Prixsia, especializado em Pricing para o Varejo, consegue integrar diversos ERPs por meio de APIs e conexões entre bancos de dados ou por meio de troca de arquivos via SFTP e recomendar o melhor preço a ser praticado em cada item para o consumidor final.
A Pricemet tem um Know-how de mais de 25 anos no Varejo, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisa de mercado transformando dados em inteligência comercial.
Conheça melhor a Pricemet. Fale com nossos consultores para entender como melhorar a sua estratégia de pricing e garantir mais eficiência e lucratividade para o seu negócio.