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Consultoria de pricing que gera segurança e resultado | Pricemet

Aumentar a margem de lucro é o desejo de qualquer gestor. No entanto, muitos esquecem que uma boa estratégia de precificação pode ser a chave para garantir maior lucratividade para o negócio.
Consultoria de pricing que gera segurança e resultado | Pricemet

Aumentar a margem de lucro é o desejo de qualquer gestor. No entanto, muitos esquecem que uma boa estratégia de precificação pode ser a chave para garantir maior lucratividade para o negócio.

Neste caso, uma consultoria de pricing pode ser a solução ideal, auxiliando no processo de definição de preço dos produtos, desde a concepção de sua estratégia, até a negociação com fornecedores.

A seguir, explicamos melhor como uma consultoria de pricing inteligente pode tornar sua empresa muito mais lucrativa.

Primeiramente, o que é pricing?

Imagem representando o é pricing

É necessário, antes de qualquer coisa, entender o que significa pricing (ou precificação).

Pricing é um processo realizado para determinar o valor de venda de um produto ou serviço, analisando diversas variáveis importantes.

Além disso, este é um processo contínuo, que deve estar sempre em atualização, levando em conta as mudanças do mercado, dos produtos, das relações de consumo, etc.

Ao deixar de lado a estratégia de pricing, o varejista corre o risco de precificar seu produto de maneira equivocada, seja por estar em valor acima do que o público-alvo está disposto a pagar ou até mesmo por ter um preço menor do que deveria estar e assim perder oportunidades de melhorar suas margens.

Uma estratégia de precificação inteligente considera também outros fatores, como a sazonalidade, períodos de promoção, mix de produtos, elasticidade de preços, dentre outros.

Erros que você não pode cometer na hora de precificar

  • O preço não deve ser baseado apenas no custo do produto. A precificação deve ser feita com base na estratégia orientada ao cliente-alvo da empresa no caso da indústria, ao posicionamento das marcas em relação aos seus principais concorrentes.

Por isso, é tão importante uma consultoria de pricing que te ajude a criar estratégias e metas e, assim, aplicá-las de maneira assertiva.

  • Preste atenção nas métricas que realmente fazem a diferença no negócio. De nada adianta, por exemplo, ter bons indicadores de vendas, se o lucro está muito abaixo do planejado. Mantenha o foco nos pilares que irão dar sustentabilidade a empresa.
  • Controle o capital de giro. Este é um indicador muito importante para medir o crescimento do negócio e entender se a saúde financeira está em boas condições.
  • Não existe um método padronizado de “precificação correta”. Existe conceito e metodologia, no entanto, sempre deve ser considerado o segmento e particularidades de cada negócio.
  • É muito difícil conduzir um processo de mudança de gestão sozinho. Então, é recomendável o suporte de uma consultoria e, se possível, um software de inteligência de pricing completo, como o Prixsia, que irá disciplinar e garantir a sustentabilidade do processo.

Como realizar a precificação de forma assertiva?

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem auxiliar a realizar uma precificação assertiva, mas é importante ter o conhecimento necessário e saber implementar conduzir bem a implantação de uma política de preços eficiente dentro da empresa.

Uma das maneiras de conseguir atingir esse objetivo é  por contratar uma consultoria de pricing especializada, que possui o know-how para pensar ajudá-lo de forma estratégica e implementar as etapas de todo o processo necessário que irá garantir que sua empresa precifique de maneira correta, promovendo assim, entre outros fatores, o aumento da sua margem de lucro.

Dentre algumas ações que uma consultoria de pricing pode realizar, as que citamos a seguir são essenciais para assegurar o sucesso da estratégia.

Análise do histórico

Com base em dados históricos de preços, vendas e margens, é possível entender o comportamento de consumo das categorias, a importância e elasticidade de preços dos produtos.

Análise do mercado

Pesquisar a concorrência é uma das ações principais que o processo de construção da estratégia de pricing exige. Através desta análise do mercado, é possível identificar os preços e promoções realizadas pelos concorrentes, descobrir oportunidades e desafios internos da empresa.

Definição de metas

Através das análises realizadas nos itens anteriores é possível definir metas de vendas e as margens que desejam ser alcançadas.

É importante lembrar que através do preço de venda, multiplicado pela quantidade vendida, deve-se chegar ao valor responsável por cobrir todas as despesas da operação.

Definição de Indicadores

Tenha bem definidas os indicadores mais representativos para o seu negócio e, então, atribua metas a eles. Por exemplo: Competitividade, Vendas e Margens. Esses três indicadores, por exemplo, são fundamentais para acompanhar o resultado da estratégia de pricing implementada na empresa.

Benefícios de uma consultoria de pricing

imagem representando consultoria da pricemet

Uma consultoria de pricing, além de ajudar atingir os objetivos estratégicos e financeiros, pode trazer outros benefícios.

  • Através de uma consultoria de pricing é possível obter mais conhecimento sobre o mercado, compreendendo quem é o público-alvo, como ele se comporta, o que deseja, etc.
  • Você entende qual a melhor estratégia de precificação para determinado público, região, sazonalidade, por exemplo: vender em menor quantidade e em maior preço ou vender quantidades maiores, com preços menores?
  • Todo sua gestão ganha com a previsibilidade. Definindo metas, estratégia e indicadores é possível projetar o lucro, analisar se o capital de giro é suficiente para ações futuras, etc. Dessa forma você tem mais segurança para criar e seguir estratégias.
  • Uma estratégia de pricing eficiente permite maior competitividade para sua empresa, afinal, com preços bem definidos, é possível posicionar corretamente seu produto ou serviço no mercado. Conhecendo a concorrência, o público e o preço que pode ser praticado é possível definir promoções e demais estratégias.
  • Uma boa consultoria de pricing ajuda na conquista de market-share, pois, ao monitorar constantemente os indicadores, é possível aproveitar as flutuações do mercado e, assim, readequar os preços para conquistar novos clientes.

Quando falamos de consultoria de pricing, é isso que o gestor espera: um acompanhamento que leve até resultados específicos. Que tire a empresa de uma situação indesejada e a leve de maneira segura até uma situação melhor.

Porém, encontrar uma consultoria que realmente gere segurança e resultado, principalmente na área de pricing, não é uma tarefa fácil. É preciso fazer uma análise aprofundada de tudo que o consultor oferece para garantir que o resultado seja o esperado.

A seguir, vamos te mostrar o que você precisa fazer para garantir que está contratando a melhor consultoria de pricing para o seu negócio.

Fuja do modelo tradicional de consultoria

Uma forma de identificar se a consultoria de pricing contratada surtirá os efeitos esperados é avaliar como é o estilo de trabalho, metodologia e ferramentas a serem empregadas.

Aquele modelo de consultoria tradicional deve ser evitado. Neste tipo, mais comum de ser encontrado, o consultor faz um diagnóstico e inicia uma mentoria, indicando o caminho a ser seguido.

É basicamente a seguinte fórmula:

  • Analisar o cenário atual.
  • Coletar dados da empresa.
  • Coletar dados do mercado e dos concorrentes.
  • Buscar cases de sucesso como inspiração.
  • Elaborar planilhas com planos de ações.
  • Apresentar para a direção da empresa.
  • E seguir para o próximo projeto.

Esta crítica ao modelo atual de consultoria acontece em diversas áreas, não apenas no pricing. Isso acontece porque os consultores geralmente são especialistas em teorias e análises, propondo ideias.

No entanto, dificilmente tem experiência de causa no assunto, possuindo know-how naquele mercado, ou auxiliando a implantar as soluções propostas.

O novo modelo de consultoria de pricing está se preocupando em ir de mãos dadas com as empresas em direção aos resultados esperados, ao invés de apenas apontar o caminho onde deve-se chegar. Fazer acontecer juntos, esse é o espírito!

O diferencial da PRICEMET: Fazer acontecer juntos!

Se compararmos com o modelo tradicional, podemos notar o grande diferencial da Pricemet ao realizar o processo de consultoria de pricing: além de indicar os caminhos, a Pricemet caminha ao lado do cliente, auxiliando na prática a implementar os processos sugeridos.

Em muitos casos a consultoria de pricing da Pricemet atua ativamente na empresa, ajudando a construir os processos, definindo os parâmetros e validando com o cliente a implementação das ações.

Ensinar e capacitar o cliente

Entendemos que não basta apenas encher o cliente com dados, planilhas, cronogramas e indicar o que deve ser feito se ele não sabe nem por que, nem como fazer tudo isso.

Por isso, nossa consultoria de pricing busca capacitar o cliente para ele conhecer e entenda todos os conceitos e metodologias envolvidas no processo. Depois, na prática, ensina o que precisa ser feito, para que futuramente o cliente consiga “andar com as próprias pernas”.

Know-how para garantir resultados

Outro diferencial é que a Pricemet é especializada na área de pricing. Todos os profissionais são capacitados e experientes nessa área.

Jorge Ortiz, seu fundador, é um profissional que atuou mais de 25 anos em grandes redes varejistas, exercendo cargos executivos, é especializado nos processos de pricing e gerenciamento de categorias.

Tantos anos de prática, aliados ao suporte de profissionais qualificados e dedicados a acompanhar o cliente em todo o caminho, tornam a consultoria de pricing da Pricemet diferente das demais, se sobressaindo na parte mais importante qualquer processo de suporte ao gestor: a ação.

Além disso, para dar suporte e embasar a tomada de decisão, a Pricemet conta também com um software exclusivo e especialmente voltado para o varejo e a área de pricing: o Prixsia.

 Prixsia: O software que gera segurança e resultado no processo de consultoria de pricing

Um grande problema enfrentado por gestores que contratam consultorias tradicionais é que eles acabam se tornando reféns das ferramentas e metodologias utilizadas por elas.

Ao elaborar uma estratégia de pricing, por exemplo, uma consultoria tradicional utiliza ferramentas específicas e especializadas em garantir o melhor preço de determinados produtos, considerando uma série de dados e fatores que influenciam nesta análise.

Dessa forma, sempre que o gestor precisar fazer uma nova estratégia de pricing, analisar dados, gerar relatórios, terá que pedir auxílio ao consultor para realizar este processo.

Com o Prixsia, o sistema de precificação desenvolvido com base em 25 anos de know-how no setor, o gestor tem a poder em suas mãos, pois poderá usar um software robusto, com diversas análises e relatórios disponíveis para o auxiliar na tomada de decisões.

Capacitação para o uso da ferramenta

Imagem representando consultoria de pricing da pricemet

A capacitação dos nossos clientes é um dos pilares da atuação da Pricemet, que pode garantir a segurança e resultado no pricing de uma empresa.

Tanto a capacitação intelectual, para entender e aplicar conceitos e metodologias, quanto a capacitação para o uso de ferramentas específicas como o software Prixsia.

Nossa consultoria de pricing garante que a empresa que recebe o suporte tenha a possibilidade de treinar seus profissionais para o uso deste software. Assim, é possível ter fácil acesso a uma gestão completa de preços e promoções, baseadas em estratégias bem definidas, integradas a dados internos, de mercado e inteligência artificial, que vão garantir ao negócio maior competitividade, rentabilidade e poder de negociação.

Garanta resultados positivos agora mesmo!

Um software de Pricing como o Prixsia, especializado em Pricing para o Varejo, consegue integrar diversos ERPs  por meio de APIs e conexões entre bancos de dados ou por meio de troca de arquivos via SFTP e recomendar o melhor preço a ser praticado em cada item para o consumidor final.

A Pricemet tem um Know-how de mais de 25 anos no Varejo, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisa de mercado transformando dados em inteligência comercial.

Conheça melhor a Pricemet. Fale com nossos consultores para entender como melhorar a sua estratégia de pricing  e garantir mais eficiência e lucratividade para o seu negócio.

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